Example of Category Blog layout (FAQs/General category)
“Activo PC Sénior” foi hoje lançado, os Seniores Portugueses vão ter computadores à medida PDF Versão para impressão E-mail
Escrito por   
Quarta, 10 Março 2010 01:57


A Caixa Geral de Depósitos, Microsoft, Rutis (Rede de Universidades da Terceira Idade) e a Inforlândia criaram a Iniciativa “Activo PC Sénior,” tendo em vista facilitar o processo de inclusão digital da população sénior. Esta Iniciativa engloba um site com informação e conteúdos, software e computadores com configuração especial para atender às necessidades deste importante grupo populacional. Já a partir de Março de 2010, estão previstos 4 modelos de computadores portáteis, concebidos de raiz para o público sénior, com garantia de financiamento, bem como um amplo conjunto de conteúdos destinado a aumentar a literacia digital dos Seniores e a sua capacidade para tirar partido dos equipamentos. O preço dos equipamentos rondará os 600€, com garantia de financiamento. Prevê-se ainda o alargamento da iniciativa a um público com necessidades especiais, através da inclusão de um software específico.

Esta iniciativa tem como objectivo integrar a população senior portuguesa, na sociedade, mantendo-os activos e integrados na sociedade e nos seus núcleos familiares. As tecnologias de informação permitem reduzir distâncias, ultrapassar as barreiras físicas além de aproximarem gerações. Três dos modelos de computadores portáteis “Activo PC Sénior” serão comercializados exclusivamente para clientes Caixa Geral de Depósitos, um quarto modelo denominado “PC Sénior Virtual”, apenas para alunos e professores da RUTIS, será comercializado, exclusivamente, na Rede de Universidades da Terceira Idade.

A Inforlândia responsável pela produção dos computadores portáteis de base à oferta Activo PC Sénior,  disponibilizará os 4 modelos distintos que constam desta oferta, com personalização exterior do equipamento, inclusão de antivírus e garantia de 2 anos. Os computadores virão equipados com o sistema operativo Windows 7 da Microsoft, bem como o pacote de aplicações de produtividade pessoal Microsoft Office 2007, versão Casa e Escritório e Versão Estudante (no caso do modelo PC Virtual comercializado pela RUTIS). Adicionalmente, e em exclusivo para esta oferta, a Microsoft fará incluir a sua plataforma de Literacia Digital– www.literaciadigital.pt – destinada a auxiliar os utilizadores a tirar partido das ferramentas de utilização dos computadores portáteis. Os equipamentos virão equipados com uma imagem de fundo personalizada e ainda a ligação ao “centro de acessibilidade” disponível através de uma imagem iconográfica no ambiente de trabalho dos computadores, que permite aos utilizadores seniores abrir de forma mais fácil os programas do Office e o browser.

Estes equipamentos diferenciam-se pelos seguintes aspectos: Imagem original e única; Teclado de teclas ampliadas criado para facilitar leitura e escrita; Rato ergonómico e programável de forma a facilitar o movimento; Todo o software já instalado e pronto a usar; Placa 3G interna (opcional); CD para recuperação do sistema operativo em caso de avaria, sem precisar de assistência técnica; Inclusão de conteúdos de literacia digital com certificação Microsoft e, num futuro próximo, software de avaliação para necessidades especiais. 

De forma a facilitar o acesso dos seniores a estes equipamentos informáticos, a CGD irá disponibilizar um modelo de financiamento para aquisição dos computadores pessoais para os seus clientes, através de uma modalidade de pagamento mensal a crédito. O modelo de PC “Sénior Virtual”, a comercializar pela RUTIS, poderá ser adquirido por alunos ou professores da rede a pronto pagamento ou mediante financiamento facultado pela CGD, também com pagamento mensal a crédito. Para quem queira adquirir estes equipamentos através de modelos de financiamento, a Caixa Geral de Depósitos irá disponibilizar os seus serviços através da rede de balcões em todo o país, para que através da utilização dos cartões de crédito CGD, o possam fazer. A condição de acesso ao financiamento é unicamente ser Cliente CGD. Para adquirir estes equipamentos, os Seniores interessados terão unicamente de proceder à apresentação de documento que comprove a situação de estudante numa universidade de Terceira idade, validado pela RUTIS, para o caso do modelo “Sénior Virtual” e ser cliente Caixa Activa da CGD, para os três modelos do segundo caso. A aquisição é efectuada através da página da Rutis criado para o efeito, no caso do PC Sénior Virtual, e através dos balcões da CGD.


Comentários (0)
Escrever um comentário
Your Contact Details:
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
=)=D=(XD:dizzy:T_T:blush:^_^=_=-_-:pout:
:angry:=Oo_O:snicker::eyebrow::sigh::sick::whisper::whistle::nuu::gah:
:flame::cool::shy::kawaii::notfunny::snooty::uhh:X_XXB:talkbiz::grr:
:onoes::psychotic::scared::evil::nomnom::zombie::want::drunk::love::meow::music:
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.